Modularização
Construir módulos para dividir o programa em menores partes e aumentar a legibilidade
uteis.py:
def fatorial(n):
f = 1
for i in range(1, n + 1):
f *= i
return f
def dobro(n):
return n * 2
def triplo(n):
return n * 3
numeros.py:
import uteis
num = int(input('Digite um número: '))
fat = uteis.fatorial(num)
print(f'O fatorial de {num} é {fat}')
print(f'O dobro de {num} é {uteis.dobro(num)}')
print(f'O triplo de {num} é {uteis.triplo(num)}')
Pacotes
São pastas contendo módulos
Exemplo: Pacote uteis com partes chamadas números, strigs, cores, datas
Exercícios
107: Crie um módulo chamado moeda.py que tenha as funções incorporadas aumentar(), diminuir(), dobro() e metade(). Faça também um programa que importe esse módulo e use algumas dessas funções.
108: Adapte o código do exercício 107, criando uma função adicional chamada moeda() que consiga mostrar valores como um valor monetário formatado.
109: Modifique as funções que foram criadas no desafio 107 para que eles aceitem um parâmetro a mais, informando se o valor retornado por elas vai ser ou não formatado pela função moeda(), desenvolvida no exercício 108.
110: Adicione ao módulo moeda.py criado nos desafios anteriores, uma função chamada resumo(), que mostre na tela algumas informações geradas pelas funções que já temos no módulo criado até aqui. moeda.resumo(preço, aumento, redução)
111: Crie um pacote chamado utilidadesCeV que tenha dois módulos internos chados moeda e dado. Transfira todas as funções utilzadas nos desafios 107, 108 e 109 para o primeiro pacote e mantenha tudo funcionando.
112: Dentro do pacote utilidadesCeV que criamos no exercício 111, temos um módulo chamado dado. Crie uma função chamada leiaDinheiro() que seja capaz de funcionar como a função input(), mas com uma validação de dados para aceitar apenas valores que sejam monetários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.